Como a assinatura digital pode contribuir para a sustentabilidade

Com pequenos gestos podemos salvar o planeta e a tecnologia está aí para nos ajudar nessa missão

site-print-friendly-imprimir-economia-papel6Os consumidores estão cada vez mais atentos a empresas que possuem consciência sustentável. Pesquisa realizada pelo instituto Nielsen constatou que 74% dos brasileiros estão dispostos a comprar produtos de empresas com programas sustentáveis.

Promover a sustentabilidade dentro da sua empresa pode começar por algo simples como economia de papel. Parecem ser apenas mais algumas folhas de sulfite, porém podem ser nocivas ao meio ambiente.

Talvez você não saiba, mas são necessários 540 litros de água para produzir um quilo de papel. E, para cada tonelada de papel virgem, doze árvores são derrubadas, segundo dados do Instituto Akatu. Isso sem contar a emissão de CO2 que gera o processo produtivo do papel.

Mas, como a assinatura digital pode contribuir com a economia de papel?

Simples, repare na quantidade de documentos que você imprime todos os dias para assinar manualmente. São folhas e folhas que podem ser eliminadas com o uso da assinatura digital. Ela válida de forma legal um documento eletrônico e elimina de vez a necessidade de imprimi-lo.

Mas não vá pensando que assinatura digital é incluir no arquivo o desenho de uma assinatura manual. Para ser legal ela precisa ser realizada com uso de um certificado digital, identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação. A assinatura digital assim se torna autentica, integra e irretratável.